A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos:
O rap, o graffiti e o break.
Rap – rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura;
Graffiti – que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo;
Break dance – que representa a dança.
Rap – rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura;
Graffiti – que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo;
Break dance – que representa a dança.
Os três elementos juntos compõe a cultura hip hop.
Que muitos dizem que é a “CNN da periferia”, ou seja, que o hip hop seria a única forma
Que muitos dizem que é a “CNN da periferia”, ou seja, que o hip hop seria a única forma
da periferia, dos guetos expressarem suas
dificuldades, suas necessidades de todas classes excluídas…
O termo hip hop, alguns dizem que foi
criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa.
Ele teria se inspirado em
dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual
se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente
na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando
os quadris (hip)…
Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade
de Nova Iorque, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool
D.J. Herc e Kool Dee.
Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.Js. do Bronx.
De qualquer modo em meado dos anos 70
outro jovem D.J. que foi inspirado por kool D.J. Herc, Kool D.J. Dee,
Disco King Mario, começou aparecer e crescer no cenário da música B.Beat
chamado Afrika Bambaataa.
Ele tinha algo de grandioso da música
B.Beat de Kool Herc, ele começou a trazer novos discos e fazia as
pessoas dançarem como um trovão, e decidiu de chamá-los de ZULU NATION.
Nos próximos anos Bambaataa seria o responsável por várias gírias no
movimento. Nesta mesma época apareceu outro D.J. com o nome de Grand
Máster Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos Break
Beats. Não foram Sugarhill Gang, D.J. Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts
Blow que começaram a rimar em cima dessas batidas, foram realmente
Grand Máster Flash, Mele mel, Kid Creole e Keith Cowbow que começaram o
fenômeno das rimas.
Se existe alguém responsável pela
criação da música Break Beat, foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e
Grand Master Flash, os que vieram depois só ajudaram a construir o que
chamamos de HIP-HOP.
O rap quer
dizer ritmo e poesia.
Ao contrário de que muitos pensam e dizem por aí, o
rap foi criado na Jamaica e não nos Estados Unidos…
Por volta de 1960
na Jamaica existiam os “sound systems” muitos populares na ilha, pois
sem dinheiro a população dos guetos iam para as ruas e ficavam escutando
músicas nesses “sound systems” que eram na época algo como hoje em dia é
um trio elétrico para nós aqui, só que em escalas bem, mais bem
menores
…Daí então com as músicas com ritmos jamaicanos rolando os
“toaster” que eram como os mc’s (mestre de cerimônias de hoje) ficavam
falando frases e discursos sobre as carências da população, os problemas
econômicos, a violência nas favelas, enfim sobre a dificuldade em geral
da classe baixa dos guetos…
A ida desta nova forma de música para América até então, aconteceu no início de 1970, pois vários jamaicanos tiveram que deixar a ilha do Caribe e emigrarem para a América por problemas econômicos e políticos….
Um dos caras que foram para os USA e desembarcaram em Nova Iorque, foi o dj Kool Herc – trazendo em sua bagagem toda a sua experiência naquele ritmo dos guetos da Jamaica…
Daí então com a divulgação do novo estilo de se fazer música até então, desconhecido por lá, começou a surgir grupos de rap por todo gueto de NY…
Quanto ao primeiro registro fonográfico de rap, a divergências entre os estudiosos, alguns dizem que foi o grupo “Sugar Hill Gang” que gravou o 1º registro em vinil para o grande público, outros falam que foi o grupo “Fatback” com a célebre “King Tim Ill” por volta de 1978…
A ida desta nova forma de música para América até então, aconteceu no início de 1970, pois vários jamaicanos tiveram que deixar a ilha do Caribe e emigrarem para a América por problemas econômicos e políticos….
Um dos caras que foram para os USA e desembarcaram em Nova Iorque, foi o dj Kool Herc – trazendo em sua bagagem toda a sua experiência naquele ritmo dos guetos da Jamaica…
Daí então com a divulgação do novo estilo de se fazer música até então, desconhecido por lá, começou a surgir grupos de rap por todo gueto de NY…
Quanto ao primeiro registro fonográfico de rap, a divergências entre os estudiosos, alguns dizem que foi o grupo “Sugar Hill Gang” que gravou o 1º registro em vinil para o grande público, outros falam que foi o grupo “Fatback” com a célebre “King Tim Ill” por volta de 1978…
O GRAFFITI
O graffiti em si não há uma citação na
história do hip hop onde ele começou primeiro, ou de que forma foram
criadas letras e formas de se desenhar, mas há quem diga que ele foi o
primeiro elemento a se formado. Naquela época gangues disputavam
demarcando becos, muros e trens com seus nomes. Aos poucos a demarcação
foi tomando segundo plano para uma verdadeira e nova forma de expressão
artística, onde garotos com seus elementos futuristas ditavam novos
estilos com o bico do ‘spray’ (nuts).
A influência latina é algo que podemos dizer que existe muito forte em todo trabalho…pois os maiores artistas veêm de países como, Colombia, Porto Rico e Bolívia…dos vários artistas do graffiti mundial citamos, Ramon Herrera, Lee Quiñones, Miguel”paco paco”Ramirez, Sandra “lady pink” Fabara, Futura, entre vários outros…
A influência latina é algo que podemos dizer que existe muito forte em todo trabalho…pois os maiores artistas veêm de países como, Colombia, Porto Rico e Bolívia…dos vários artistas do graffiti mundial citamos, Ramon Herrera, Lee Quiñones, Miguel”paco paco”Ramirez, Sandra “lady pink” Fabara, Futura, entre vários outros…
O HIP HOP NO BRASIL
O
nome HIP HOP surgiu no Brasil na década de 80. Ainda não existiam
movimentos que retratavam exatamente o fundamento, o significado na
íntegra desta cultura, porque todo aquele povo da época (a grande
maioria) desconhecia este nome HIP HOP. O que na época foi propagado e
muito na mídia, era a febre chamada BREAK DANCE.
Break era a dança do momento na época,
que jamais deixou de ser um elemento importantíssimo e imprescindível
para o crescimento do movimento no Brasil.
Sendo assim: 1984, foi o ano oficial da chegada da Dança de Rua no Brasil e o surgimento dos B.Boyings, Poppings e Lockings.
Dizem que existiram pessoas isoladas que
já começaram a dançar em meados de 1983, mas foi mesmo em 1984 que a
mídia, através dos jornais, documentários, revistas, comerciais de TV e
filmes que propagou em massa a chegada da nova dança.
Em todos os lugares via-se pessoas com
roupas coloridas, óculos escuros, tênis de botinha, luvas, bonés e um
enorme rádio gravador mostrando os primeiros passos, do que se tornaria
mais tarde uma cultura bem mais complexa.
Todos aqueles que tinham uma certa
afinidade pela dança foram influenciados pelas cenas do filme Flash
Dance, os vídeos clips de Lionel Ritchie, Malcom McLarem e outros. Sendo
que não podemos deixar de mencionar em hipótese alguma que o Rei do Pop
Michael Jackson, lançou para o mundo o famoso Back-slide, inventado
pelo Grupo Electric Boogaloo, que muitos Poppers viram e utilizaram
muito no Brasil.
Na terra brasilis o hip hop na década de
80, contou também com as equipes de Som, estilo black music, como: Chic
Show, Black Mad e Zimbabwe e algumas revistas. E é claro dos discos que
apareciam na galeria da rua 24 de maio…
Os primeiros talentos tupiniquins,
Nelsão Black Soul ou Nelsão Triunfo dançando break, conhecido também
como “homem árvore” e sua turma o “Funk Cia.”, que inclusive fizeram à
abertura da novela Partido Alto, na Rede Globo, sem esquecer que o Funk
Cia. já vinham de muito tempo atrás; desde a época do Black Power
dançando Funky no bailes de São Paulo.
Recém chegado dos E.U.A. um garoto
chamado RICARDO do Grupo Electric Boogies, foi considerado por alguns o
1º B.Boy brasileiro, pois trazia do exterior os primeiros passos de
Break para a revista: Dance o Break.
Thaíde e o Humberto, ou melhor, o Dj
Hum, MC Jack que também é DJ, Pepeu, Racionais Mc’s. General
G.,Considerado o melhor vocal e a melhor levada de Rap, ele simplesmente
desapareceu do mapa. MC Mattar, nome artístico (pseudônimo) utilizado
por Marcelo Cirino.
Quem não se lembra da música: “Mas que
linda estás”??? Do Grupo Black Junior’s. Os irmãos Metralhas, também
apareciam no cenário.
Esses nomes mencionados acima, embora alguns desconheçam e ignoram o fato, foram os primeiros Rappers a gravar disco de vinil
Grandes nomes como Fábio Macari, DJ Cuca
e a dupla dinâmica, bombástica e irreverente de brancos, chamada:
“Dinamic Duo”, foram e são as verdadeiras enciclopédias do Hip Hop no
Brasil.
Na época existia um concurso nacional de
Break, o inesquecível Programa de auditório Barros de Alencar, que
apresentou os grandes Poppers como Os Cobras e as Buffalo Girls e a
grande final entre Os Dragon’s Breaker’s versus Gang de Rua (de Santos).
O Gang de Rua, foi fundado por Marcelo
Cirino, e contava com mais três integrantes: Tijolo, Jorge Paixão e
Daniel Paixão (hoje o rapper da gravadora Trama: Criminal D.).
Depois da febre de 85, surgiram nomes
como: Back Spin, Jabaquaras Breakers, Red Crazy Crew, Street Warrior’s e
Nação Zulu, que mantiveram vivo a arte do B.Boy.
Toda essa galera se encontrava na 24 de
maio, em São Paulo, mas, começaram as implicações das lojas, com isso
tiveram que mudar de localidade, indo para a Estação São Bento do
metrô…Com uma divisão ocorrendo neste período da São Bento, outro grupo
foi para a Praça Roosevelt e dalí surgiu o “Sindicato Negro”.
Já em agosto de 1989 um cara chamado Milton Salles criou a MH2O “Movimento Hip Hop Organizado”, ele Sales nesta época era produtor dos Racionais Mc’s e foi até 1995, ao MH2O foi muito importante pois criava várias oficinas nas periferias, shows gratuitos nos guetos e divulgou muito o rap para o grande público…….
Hoje em dia, Milton Sales é responsável pela Companhia Paulista de Hip Hop, que continua tendo o mesmo intuito divulgar a cultura do hip hop.
Os 4 elementos do Hip Hop são:
- O BREAK: representa o corpo através da dança;
- O MC : a consciência, o cérebro;
- O DJ: a alma, essência e raiz;
- O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação…
Hoje em dia,
existem muitos hip-hopeiros espalhados pelo Brasil, principalmente em
São Paulo, que se auto-intitulam os conhecedores e entendidos da
cultura. Dizendo que isso é, isso não é Hip-Hop, ao invés de fazer algo
para o engrandecimento ainda maior do movimento, e não fazeM
Fonte.A.D;
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